Curso de Portaria Remota CFTV - Agosto
Descrição do Curso
Conferimos certificados com 80% de frequência e nota 7.0 na avaliação de aprendizagem. Todos os nossos cursos são classificados como "Cursos Livres". Dentro desta modalidade, o certificado é válido em todo o Brasil e pode ser utilizado para completar horas em atividades extracurriculares exigidas em faculdades, contar como atividades em concursos públicos ou simplesmente constar em seu currículo.
O que você aprenderá neste curso
- Introdução sobre o conceito e diferenças entre portaria remota e presencial - Aspectos administrativos relativos à implantação de uma portaria remota - Vantagens comerciais e financeiras com a implantação dos sistemas de portarias remotas - Noções de regras operacionais, procedimentos e treinamento do pessoal e dos moradores - Noções de análise de risco e de vulnerabilidade para considerar neste contexto - Projeto para os sistemas de segurança e adequações necessárias para a implantação - Soluções e tecnologias envolvidas em projetos de sistemas de portarias remotas (controle de acesso, telefonia, interfone, intrusão, cftv, incêndio, automação, redes de informática, contingência e energia elétrica) - Noções de integração dos sistemas (controle de acesso, video monitoramento, alarmes, telefonia ip, elevadores) - Central de recepção e monitoramento (requisitos e componentes necessários) - Mercado, principais players, normalização e perspectivas - Critérios para a escolha do prestador de serviços de portaria remota - Sugestão de critérios para estabelecimento de métricas e indicadores dos níveis de qualidade de serviços e satisfação dos condôminos.
Detalhe de carga horária
Horário: 19h às 22h - Às sextas-feiras.
Mercado de trabalho
Por que investir em portaria remota é uma tendência? A instalação da portaria remota abre uma possibilidade para porteiros atuarem em uma central de atendimento segura, onde o processo de liberação e autorização de acesso é feito por meio de um software de monitoramento. Isso garante que os profissionais realizem remotamente os procedimentos preventivos capazes de eliminar entradas indesejáveis e não autorizadas. O ideal é optar pela contratação de ferramentas integradas que garantam o armazenamento das informações. O circuito de câmeras de vigilância e o sistema de voz do condomínio, por exemplo, devem estar integrados ao software. Dessa forma, o repasse das informações passa a ser realizado em tempo real e as imagens e dados dos acessos ficam armazenados na plataforma e disponíveis aos moradores e síndicos, caso necessário. Muitos problemas constatados na adoção da portaria virtual ou inteligente – diferentes opções de tecnologia para portarias – estão associados à falhas de comunicação e tempo de resposta entre a central de monitoramento e visitantes, por conta da instabilidade da internet ou devido a quedas de energia. Nesse sentido, contar com uma solução que funcione de forma ininterrupta e sem falhas, é determinante para conquistar um diferencial na prestação do serviço e evitar esse tipo de reclamação por parte dos consumidores finais. Um dos principais diferenciais que a portaria remota oferece é o funcionamento do sistema por meio de um protocolo de comunicação exclusivo – link ponto a ponto. Esse tipo de solução garante que o condomínio e a empresa de segurança se mantenham interconectados via fibra óptica ou por rádio. Fator que aumenta a performance do atendimento. Com a portaria remota, todas as entradas, saídas, entregas e correspondências são controladas e monitoradas 24 horas por dia, durante sete dias da semana. O controle é feito por profissionais que ficam disponíveis em uma base de atendimento remota para resolver as demandas condominiais. O sistema também realiza o registro dos áudios, vídeos e informações dos usuários que autorizam a entrada e das ações do profissional que monitora de forma remota a portaria. Entre alguns dos benefícios e vantagens dessa tecnologia está a conquista de uma gestão mais estratégica, permitindo o acompanhamento de processos do condomínio como um todo. Assim, as empresas que adotam um sistema integrado passam a utilizar o software não apenas para monitorar os acessos de visitantes, mas também para avaliar questões como: quantidade de toques para acesso ao condomínio em determinado período, horários de maior movimento, tempo de cada chamada na portaria, quantidade de vezes que o portão eletrônico foi acionado, entre outros dados pertinentes à gestão da base de atendimento. Confira a seguir, os pontos que sua empresa ou condomínio deve avaliar ao considerar contratar essa solução: